Modelo Monografia para Seminário do livro a ser lido

Prezado aluno,

Segue abaixo modelo de como deve ser organizada a monografia, resumindo padrão exigido pela ABNT, que deverá ser entregue ao final do semestre, referente ao livro que será lido e apresentado no seminário:

* Papel: Tamanho A4. 
* Quantidade de Páginas: Mínimo de 9, máximo de 13 (contando todas as páginas, capa, resumo, bibliografia, etc. Anexos não contam como páginas da monografia).
* Numeração páginas: Canto inferior direito (visualização obrigatória).
* Formatar Página: Margens Superior, Inferior e Direita (2,5cm) e Esquerda (3,5 cm).
* Formatar Fonte: Fonte "Times New Roman", estilo normal, tamanho 12. Capa e Títulos: tamanho 14, Negrito. Espaço entre linhas 1,5. 
* Os itens para essa Monografia são obrigatoriamente

i. Capa: (Deve conter nome do Seminário Maior, Nome da Disciplina, Título da Monografia, Nome/ matrícula do aluno, Semestre de entrega); 
ii. Resumo: Deve conter no máximo 300 palavras;  

iii.  Índice: Sumário, feito pelo próprio Word; 
iv. Introdução: O escopo da introdução é apresentar ao leitor do texto o tema abordado, a pesquisa realizada, trabalhos anteriormente apresentados, se houver, e a importância de tal estudo. Deve-se usar a 3ª pessoa do plural. Exposição de aspectos relevantes tratados; 
v. Desenvolvimento: 
Nos termos da NBR 6024, 2003, divide-se em seções e subseções. Os  
títulos das seções devem ser numerados, à esquerda, junto à margem (sem 
tabulação) e “não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal 
após o indicativo da seção ou de seu título.” (NBR  6024, 2003, p. 2). 
Exemplificando: 

1 SEÇÃO PRIMÁRIA – (TÍTULO 1)
1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA – (TÍTULO 2) 
1.1.1 Seção terciária – (Título 3)
1.1.1.1 Seção quartenária – (Título 4) 
1.1.1.1.1 Seção quinária – (Título 5)
vi. Conclusão: A conclusão deve ser realizada de forma concisa, objetiva, observando-se as devidas cautelas para não tornar-se perfunctória, expressando a opinião do autor sobre o tema proposto, ressaltando sua importância e significação. 
vii. Referências Bibliográficas: Elemento obrigatório nos termos da NBR 6023/2000, deve guardar estreita relação com o material citado e utilizado pelo discente. O corpo das referências tem espaçamento simples em seu bojo e duplo entre as várias referências. Importante frisar que não se utiliza tabulação e observa-se ordem alfabética. Exemplo:
AMARANTE, Aparecida.  Responsabilidade Civil por dano à honra. Belo Horizonte: Del Rey, 1994. 
(espaço duplo uma vez) 
BARBOSA, Notaroberto. Direito à própria imagem. São Paulo : Saraiva, 1989. 
(espaço duplo uma vez) 
DOTTI, René Ariel. Proteção da vida privada e liberdade de informação. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1980.  
viii. Anexos (se necessário): Elemento opcional, “texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.” (NBR 14724, 2002, p. 2)

DICAS IMPORTANTES:
a. Monografia filosófica NÃO É um resumo do livro. Tente desenvolver uma análise crítica do livro sobre um tema específico de cunho filosófico. Tente também desenvolver ideias próprias, ou fazer uma análise comparativa com outro autor de seu interesse. 
b. INOVE NO CONTEÚDO, NÃO NA FORMA DE APRESENTAÇÃO ESCRITA;
c. As citações devem conter referência bibliográfica, obrigatoriamente.
d. Quando for fazer uma citação filosófica, ela deve ser breve e estar diretamente relacionada ao texto anterior. A sua formatação deve ser diferenciada, citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto, entre aspas, em itálico e com referência logo após da citaçã, ou no rodapé. Já a citação mais extensa (entendendo-se por extensa aquela que possuir mais de três linhas), deve ter destaque de 4 cm do parágrafo. A fonte deve ser menor do que o texto. O espacejamento entre linhas deve ser simples” (NBR 14724, 2003). Nas citações indiretas (forma esta que o escritor resume o entendimento de determinado autor) não se usa aspas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Assim que seu comentário for revisado ele será publicado, aguarde.