Fórum e FAQ

Fórum e FAQ - 2º Semestre de 2014

Grupo 1: 13/0120, 13/0109, 12/0105, 13/0116, 13/ 0101  
Grupo 2: 13/0106, 13/0108, 13/0113, 13/0115, 13/0122
Grupo 3: 13/0102, 13/0103, 13/0112, 13/0114, 13/0121


Pergunta 1 - Grupo 1 - Aula: 05/08/2014

Cite três características do Romantismo: 

1. "Sehnsucht"-anseio: Desejo irrealizável, pois aquilo que se anseia é o infinito, que é o sentido e a raiz do finito.
2. Individualismo e subjetivismo: visão de mundo centrada no indivíduo, assuntos tratados de forma pessoal.
3. Senso de pânico: o sentir-se um momento orgânico da realidade.

Pergunta 2 - Grupo 2 - Aula: 07/08/2014

Quais são as características do Idealismo alemão? 

- Idealismo focado no indivíduo;
- Tudo o que o indivíduo conhece são suas ideias;
- Oposição ao materialismo e ao naturalismo.

Pergunta 3 - Grupo 3 - Aula: 12/08/2014

Distingua a atividade cognoscitiva da atividade prática, em Fichte. 

Na atividade cognoscitiva, o "eu" que se autopõe é limitado pelo "não-eu", que é a natureza, ou, em outras palavras, o fenômeno, gerando a matéria do conhecimento humano.
A atividade prática é, ao contrário da cognoscitiva, o "não-eu", que se torna um instrumento pelo qual "eu" se aperfeiçoa moralmente.

Pergunta 4 - Grupo 1 - Aula: 14/08/2014

O que é real para Hegel? 

É o processo que se autocria enquanto percorre os seus momentos sucessivos e no qual o positivo é o próprio movimento, que é auto-enriquecimento progressivo (De planta a botão, de botão a flor, de flor a fruto). "Tudo o que é real é racional e tudo que é racional é real."

Pergunta 5 - Grupo 2 - Aula: 19/08/2014

Qual o significado e a finalidade da fenomenologia do espírito? 

A fenomenologia do espírito significa uma passagem da consciência comum para a consciência filosófica, que não ocorre de modo drástico e imediato, pois necessita de uma mediação que seja filosófica. Sua finalidade é elevar não só a vida humana, mas também a vida do absoluto da consciência ao absoluto infinito, uma espécie de "introdução" ou "propedêutica".

Pergunta 6 - Grupo 3 - Aula: 21/08/2014

Qual a concepção de Feuerbach sobre a Teologia? 

Feuerbach opera uma humanização da Teologia. Assim, para ele, quando o homem faz Teologia, nada mais faz do que, intentando especular sobre a essência divina,  especular sobre a própria essência humana. Desta forma, a divindade seria projeção do homem.

Pergunta 7 - Grupo 1 - Aula: 26/08/2014

Como Ludwig Feuerbach expressa a relação do homem com Deus? 

Feuerbach contrapondo Hegel, afirma que o mundo se explica pelo real, pelo contato com o que é material e não pelo “Ideal” desta forma a ideia de Deus para Feuerbach se torna uma projeção do homem para um com um homem perfeito. O homem se depara com a sua realidade humana e projeta como seria o homem perfeito e cria Deus, temos então em Feuerbach um Deus criado pelo homem e não criador do homem. A teologia se resume em antropologia.

Pergunta 8 - Grupo 2 - Aula: 28/08/2014

Partindo do pensamento de Feuerbach acerca da redução da teologia a antropologia, Karl Marx desenvolve uma crítica sobre a religião. Em que consiste a crítica marxista?


Marx procura responder o “porquê” do homem criar a religião, uma vez que Feuerbach deixou esta questão pendente. A sua crítica, então, consisti em responder esta pergunta. Para Marx a religião é o “alienar-se do ser do homem em um Deus imaginário” devido a sua condição de miséria social. Apresenta o fato de o homem estar impedido de desenvolver a sua humanidade na sociedade, visto que esta está dividida em classes. A religião é, portanto, um “ópio do povo” diante de suas calamidades.

Pergunta 9 - Grupo 3 - Aula: 02/09/2014

Qual a diferença entre materialismo histórico e materialismo dialético?


Materialismo histórico, para Marx, é a teoria segundo a qual a superestrutura das Idéias (cultura, religião, arte, etc) é definida pela estrutura econômico-política. Assim, o modelo econômico vigente seria ditador dos valores culturais, religiosos, etc.
Materialismo dialético, por sua vez, é a teoria da filosofia da história segundo a qual o poder vai se alternando ao longo da história, através da relação ascensão-declínio, entre diversas classes. O cume dessa evolução histórica seria a sociedade comunista.

Pergunta 10 - Grupo 1 - Aula: 04/09/2014

Quais são as categorias com as quais o mundo é ordenado, segundo Schopenhauer?


Espaço e tempo são uma forma a priori da representação do mundo: todas as nossas percepções de objetos são espacializadas e temporalizadas; e sobre elas entram em ação depois o intelecto que as ordena em um cosmo por meio da categoria da causalidade. O mundo, portanto, é uma representação minha, uma representação ordenada das categorias de espaço, tempo e causalidade.

Pergunta 11 - Grupo 2 - Aula: 09/09/2014

Na crítica feita a Hegel, Kierkegaard propõe três dimensões do indivíduo. Quais são?


Estética: o indivíduo procura prazer;
Ética: vive o problema da libertinagem e da contradição existente entre o prazer e o dever;
Religiosa: marcada pela fé, encontro do indivíduo com a individualidade de Deus.
Cada indivíduo escolhe em qual dimensão quer viver.

Pergunta 12 - Grupo 3 - Aula: 11/09/2014

Quais são os pontos centrais da corrente filosófica "Positivismo"?


Elevação da Ciência, a ponto de considerar que o conhecimento só pode ser adquirido no âmbito físico e utilitarista. Otimismo exacerbado para com a Ciência, pois, com seu progresso irrefreável, poder-se-ia "divinizá-la", porque nela está a resolução para todos os problemas da humanidade, até no que se refere ao campo moral/social. A Sociologia é fruto do Positivismo, pois o estudo da sociedade dar-se-á através dos métodos utilizados nas ciências naturais. Portanto, as concepções idealistas e espiritualistas são desprezadas, pois seriam metafísicas dogmáticas sem valor prático algum.

Pergunta 13 - Grupo 1 - Aula: 16/09/2014

Por que para John Stuart Mill o silogismo e definido como “algo estéril”?


Na opinião de Mill o silogismo é algo estéril por que, não acrescenta no que se diz respeito ao conhecimento, pois muitas verdades já estão inclusas nas premissas. Por isso ao dizer que um homem é mortal saberemos que é típico, como também e próprio do ser humano ser mortal. Apenas a experiência indutiva é que vai definir a verdade entre os muitos casos.

Pergunta 14 - Grupo 2 - Aula: 18/09/2014

Quais as características da Lei da evolução segundo Herbert Spencer?


- passagem de uma forma menos coerente para uma mais coerente;
- passagem do homogêneo para o heterogêneo;
- passagem do indefinido para o definido.

Pergunta 15 - Grupo 3 - Aula: 23/09/2014

No que consiste o "amor fati" em Nietzsche?


É a aceitação da vida e do eterno retorno. Quando as "máscaras" caem resta o "nada", não existe nada de absoluto, o mundo tem em si necessidade e vontade. Devemos, portanto, aceitar o eterno repetir da vida humana, sem finalismo; o mundo é circular. "Nós somos o que foi um dia e seremos no futuro aquilo que será e que ja foi": Nietzsche vê nesse devir uma teia de aranha.


Pergunta 16 - Grupo 1 - Aula: 25/09/2014

Em que consiste a possibilidade objetiva para Max Weber?


O historiador imagina um possível desenvolvimento do evento, excluindo justamente tal causa, e se pergunta o que teria acontecido se essa causa não tivesse existido, assim, determina o maior ou menor peso de uma causa singular. 

Pergunta 17 - Grupo 2 - Aula: 07/10/2014

Qual a diferença entre empirismo e fenomenologia ?


O empirismo é a teoria de conhecimento que sustenta a possibilidade de se conhecer por meio das experiências obtidas, por meio de métodos de observação, experimento e comparação, aceitando um diálogo com aquilo que com dubitável, ou seja, que pode ser duvidado e conter erros. Enquanto, a Fenomenologia tem como ponto de partida os dados indubitáveis, evidencias estáveis e com base neles construir edifícios filosóficos.

Pergunta 18 - Grupo 3 - Aula: 09/10/2014

GRUPO NÃO ENVIOU A PERGUNTA 


Pergunta 19 - Grupo 1 - Aula: 21/10/2014

GRUPO NÃO ENVIOU A PERGUNTA 


Pergunta 20 - Grupo 2 - Aula: 23/10/2014

O que é consciência para Sartre?


Sartre afirma que a consciência é a abertura para o mundo, porém este mundo é a existência, existência essa que passa pelo homem. Desse modo, a consciência está no mundo, mas é completamente diferente dele é desvinculada do "em si". Enraíza-se a liberdade da consciência, que é a existência, ou seja, o homem.

Pergunta 21 - Grupo 3 - Aula: 28/10/2014

GRUPO NÃO ENVIOU A PERGUNTA 

Pergunta 22 - Grupo 1 - Aula: 30/10/2014

Para Wittgenstein , o que é a linguagem, e a partir da linguagem, o que significa “Proposição Atômica”?


Linguagem é uma representação projetiva da realidade, formada por proposições complexas, estas por sua vez podem ser definidas em proposições simples ou atômicas. As proposições atômicas são as que constitui o componente dos fatos atômicos. São combinações de nomes correspondentes ao objeto, o nome significa o objeto, o objeto é então o seu significado.

Pergunta 23 - Grupo 2 - Aula: 04/11/2014

Qual a crítica que o segundo Wittgenstein faz acerca da linguagem, visto que era tratada apenas como denominação de coisas e, por isso, possuía um campo restrito de emprego?


Wittgenstein critica a afirmação de que a linguagem é simples denominação de objetos. Pelo contrário, a linguagem é mais que denominar coisas, mas é o que ele chama de “jogos de linguagem”. Isto é, a palavra é o seu uso dentro da linguagem. Este uso nem sempre pode se referir a algo precisamente, mas gera uma ambiguidade de acordo com quem a ouve. A mesma palavra pode ter outros empregos. A isto ele exemplifica ao afirmar que “água” é diferente de “água!”, seu significado é mais abrangente, não se diz apenas uma coisa, porém uma situação; mesmo se tratando da mesma palavra.

Pergunta 24 - Grupo 3 - Aula: 06/11/2014

No que consiste a teoria da repressão?

O consciente reprime, esconde e rejeita no inconsciente coisas esquecidas (terríveis e vergonhosas) do indivíduo. Quando o ego consciente bloqueia os impulsos do inconsciente acaba gerando assim uma neurose.

Pergunta 25 - Grupo 1 - Aula: 11/11/2014

Em que consiste a crítica feita por Adler ao Pai da psicanálise Sigmund Freud?

A crítica de Adler à Freud é que ele restringe as causas das patologias psíquicas como neuroses, obsessões, etc, à libido. Para Adler, existe um componente da existência humana que afeta e define de forma mais contundente a psique humana: a "vontade de poder".