Aula 2 - Técnicas de Organização

Mini-Curso de Organização Pessoal, Técnicas de Memorização e Leitura Dinâmica – Aula 2

Breve parênteses sobre “Técnica”:
- A técnica é um exercício, que deve ser praticado constantemente para se conseguir  rapidez e solidez prática, como o corpo de um atleta, enquanto pratica, ganha força, quando deixa de praticar, perde força;
- A técnica bem praticada desenvolve novas habilidades;
- Se você não tem paciência para treinar e não tem “tempo” para dedicar-se às técnicas desse aprendizado, esse curso (e todos que fizer) lhe será inútil.
- Organize seu dia de forma que sempre que possível, treine as técnicas apresentadas nesse treinamento.
Bases para o bom desenvolvimento de técnicas:
- Não se aprende o que não se tem interesse.
- Se você estuda apenas por obrigação, fica contando as páginas quando lê um livro, ou dá graças à Deus que o livro tem bastante figuras, você está perdendo tempo, pois não aprende nada.
- Corpo cansado, mente cansada e deficiente.
- Bom estudo se obtém em bons ambientes de estudo.
- Ambiente organizado, silencioso (ou com música agradável que não desconcentre),

Técnicas de Organização:

Técnica 1: "Arrancando o joio enquanto pequeno"
- Tarefas que não levem mais de 5 minutos devem ser feitas imediatamente;
- Identificação de tarefas tipo “joio”, ou seja, que se forem proteladas por muito tempo, vão arrancar tempo do “trigo”;
- A definição de prioridade de uma boa lista de tarefas deve levar em consideração, o critério de crescimento problemático e contaminação para outras tarefas mais simples (a tarefa tipo “joio” é a pior das ervas daninhas).

Técnica 2: A técnica dos 5 S's
1º S – Utilização: Separe o útil do inútil. Só deve permanecer no local de estudo/trabalho o que realmente for utilizar. O que não for útil deve ser encaminhado para ser reutilizado, reciclado, doado, vendido ou descartado.
2º S – Ordenação: Organização de tudo o que for útil, guardando tudo em seu devido lugar, etiquetado e ordenado para ser facilmente acessado quando necessário.
3º S – Limpeza: Local de estudo/trabalho e tudo o que nele existe deve ser mantido limpo. A organização auxilia na hora da limpeza.
4º S – Saúde e Higiene: O local de estudo/trabalho deve ser bem iluminado e ventilado para que o ambiente possa ser saudável para o corpo e para a mente. Deve-se cuidar de sua própria higiene e manter o corpo saudável com exercícios físicos.
5º S – Disciplina: É o mais importante e também o mais difícil de implantação! É preciso conservar tudo o que se conquistou até o 4º S.  É aderir a essas idéias e levá-las para todos os locais de sua vida, a sua casa, a sua paróquia, enfim, todos os locais que permitam essa mudança. É transformar os 5S em um hábito.

Técnica 3: UI – NUI – UNI - NUNI
Racionalize e simplifique sua lista de tarefas: 
UI - Urgente e Importante:
- Apenas tarefas emergenciais e extremamente urgentes.
- A pessoa organizada mantém esse quadro, normalmente em branco.

NUI - Não urgente e Importante:
- Principal quadro, ou também chamado de “quadro do ganho” ou “quadro da produtividade”.
- Principal referência de suas atividades e o que deve ter maior atenção.

UNI - Urgente e Não importante:
- Quadro das tarefas emergenciais impostas, mas que ou não trazem grandes benefício, ou grandes malefícios caso não executadas.
- Tarefas que devem ser delegadas.

NUNI - Não urgente e Não importante:
- Tarefas inúteis e que devem ser descartadas, principalmente em épocas de maior quantidade de responsabilidades.
- Tarefas que retiram seu foco e fazem perder tempo.




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