Plano de Ensino - 1º Semestre de 2014


1.    IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: História da Filosofia Moderna   
Semestre:   1º                                                      Ano: 2014
Horários: Terças e Sextas das 8h às 10:40
Professor (a): Ilton Júnior

2.    EMENTA
Os cânones da História da Filosofia indicam a Idade Moderna ocorrendo logo após a Idade Média, ou seja, o período histórico ocorrido entre os séculos XV e início do século XIX, basicamente na filosofia européia. Momento de afastamento da busca ao Divino e início da busca pelo Homem, do início do afastamento da metafísica e a busca pelo empirismo, preparando o caminho para o cientificismo contemporâneo.

3.    OBJETIVOS
3.1.     Geral: O propósito básico da Filosofia é a inquietação e uma visão crítica dos fatos, além da busca incessante pelo saber. Esse também será o propósito dessa matéria, fomentar o espírito crítico dos alunos ajudando-os a entender melhor esse rico e conturbado período histórico da filosofia.
3.2.     Específicos: O curso pretende analisar e debater os tópicos desse período que ainda influenciam nossa sociedade, como o pensamento renascentista, o antropocentrismo, a Reforma e a Contra-Reforma, os importantes acontecimentos dentro da filosofia política iluminista (que era, em sua maioria, anti-religiosa), além de um aprofundamento no debate dualista de visão de mundo entre racionalistas e empiristas. Serão estudados e debatidos livros e textos filosóficos modernos, além de filmes e documentários sobre o tema.


4.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PARTE 1 – Período Renascentista
1ª Aula (Sexta - 21/02/2014):
·         Parte 1: Apresentação professor e turma, explicação da proposta do curso e da importância de entendimento da matéria. Apresentação do blog e explicação do dicionário filosófico. Contextualização histórica da Idade Moderna.
·         Parte 2: A digressão renascentista de Nicolau de Cusa.
2ª Aula (Terça - 25/02/2014): O aristotelismo e o ceticismo renascentista. Foco na importância de aristotelismo na filosofia renascentista e no ceticismo de Michel de Montaigne.
3ª Aula (Sexta - 28/02/2014):
·         Parte 1: Cine-debate - Filme: Lutero (apenas algumas cenas)
·         Parte 2: Análise dos problemas religiosos e políticos do Renascimento. Debate sobre texto de Erasmo de Roterdã e a Reforma de Lutero.
4ª Aula (Terça - 07/03/2014): Contra-reforma e o início do pensamento político renascentista. Análise do livro o Príncipe de Maquiavel.
5ª Aula (Sexta - 11/03/2014):
·         Parte 1: A filosofia de São Thomas More.
·         Parte 2: A virada humanista no Renascimento. Análise de textos de Leonardo da Vinci, pequeno cine-debate Giordano Bruno e análise de texto de Tomás Campanella.

PARTE 2 - Revolução Científica

A revolução científica 1 - Novos métodos científicos
6ª Aula (Terça - 14/03/2014): Os novos métodos científicos e analise de textos de Nicolau Copérnico. Kepler e Galileu Galilei, análise e debate de textos, fundação da ciência moderna.
7ª Aula (Sexta - 18/03/2014):
·         Parte 1: Continuação da análise dos textos da aula anterior.
·         Parte 2: Isaac Newton. Análise de textos e a mecânica de Newton como novo paradigma científico.

A revolução cientícia 2 - O Racionalismo Filosófico
8ª Aula (Terça - 21/03/2014): Análise de texto sobre o Racionalismo e início dos estudos sobre Francis Bacon.
9ª Aula (Sexta - 25/03/2014):
·         Parte 1: Continuação de estudo da filosofia de Francis Bacon.
·         Parte 2: Introdução à filosofia de René Descartes (com cine-debate).
10ª Aula (Terça - 28/03/2014):
·         Parte 1: “Cogito ergo sum”, análise da revolução promovida por Descartes.
·         Parte 2: O panteísmo de Spinoza.
11ª Aula (Sexta - 01/04/2014):
·         Parte 1: Debate e análise de textos sobre o Monismo e o Imanentismo panteísta de Spinoza;
·         Parte 2: Análise de textos de Leibniz, focando na Teodicéia e no otimismo.
12ª Aula (Terça - 04/04/2014):
·         Parte 1: Continuação da filosofia de Leibniz.
·         Parte 2: REVISÃO GERAL (Parte 1 e 2)
13ª Aula (Sexta - 08/04/2014): 1ª Prova (Parte 1 e 2)

PARTE 3 - O Empirismo Filosófico

14ª Aula (Terça - 29/04/2014):
·         Parte 1: Análise da filosofia de Thomas Hobbes.
·         Parte 2: Análise da filosofia de John Locke.
15ª Aula (Sexta - 02/05/2014):
·         Parte 1: Aula Especial - Professor Doutor Agnaldo Cuoco Portugal (Professor titular de Filosofia da Religião, UnB e Doutor pela universidade de Oxford, Inglaterra) – Tema: Hume (dos milagres).
·         Parte 2: Análise da filosofia de George Berkeley.
16ª Aula (Terça - 06/05/2014):
·         Parte 1: Continuação da filosofia de George Berkeley.
·         Parte 2: Apresentação da filosofia de David Hume.
17ª Aula (Sexta - 09/05/2012): Análise e debate de textos de Hume, com ênfase no ceticismo humeano e sua crítica à metafísica.
18ª Aula (Terça - 13/05/2012): Análise e debate de textos de Blaise Pascal.

PARTE 4 - O Iluminismo e o criticismo kantiano

19ª Aula (Sexta - 16/05/2012): Aula introdutória do movimento iluminista.
20ª Aula (Terça - 20/05/2012): Análise de textos do movimento iluminista francês (D’Alembert, Diderot, Voltaire, Montesquieu e Rousseau).
21ª Aula (Sexta - 23/05/2012): Continuação de estudo do iluminismo francês e Revolução Francesa.
22ª Aula (Terça - 27/05/2012):
·         Parte 1: Introdução a filosofia da Kant.
·         Parte 2: Análise e textos sobre Kant.
23ª Aula (Sexta - 30/05/2012): O Imperativo categórico e continuação filosofia de Kant.
24ª Aula (Terça - 03/06/2012):
·         Parte 1: Filosofia moderna brasileira - Reflexão – A filosofia de Pe. Antônio Vieira.
·         Parte 2: Aula de conclusão do curso.
25ª Aula (Sexta - 06/06/2012): Apresentação dos seminários.
26ª Aula (Terça - 10/06/2012):  Apresentação dos seminários.
27ª Aula (Sexta - 13/06/2012): REVISÃO GERAL (Partes 3 e 4)
28ª Aula (Terça - 27/06/2012): 2ª Prova.


5.    METODOLOGIA
Aulas expositivas, leitura, debate de textos e cine-debates com utilização de recursos audiovisuais. O aluno terá que escolher um livro para leitura, a ser escolhido de uma lista que será disponibilizada no início do semestre, que deverá ser resenhado e apresentado em seminário. Os principais textos que serão usados na matéria estarão disponíveis no blog montado para a matéria (http://filosofiabrasilia.blogspot.com), além de um resumo das aulas e outros materiais consultivos. Serão oferecidos exercícios durante o semestre, mas o aluno que não ler os textos propostos não conseguirá participar das aulas e consequentemente não conseguirá aproveitamento nas provas.


6.    AVALIAÇÃO
A avaliação será composta de 4 etapas, sendo duas provas subjetivas, participação nas aulas e resenha com apresentação de seminário de um livro a ser escolhido. A primeira prova terá peso de 25% na nota, a segunda prova de 35%; a resenha e seminário terão 30% de peso na nota e a participação 10%.  Constará no critério de avaliação da participação a assiduidade do aluno, pontualidade, interesse e participação de eventuais atividades extra-classe.

As notas das provas equivalem a 60% dos pontos e a nota do seminário e da participação os demais 40%.
  
7.    BIBLIOGRAFIA
A base bibliográfica do curso serão os compêndios filosóficos de Giovani Realle e Nicola Abbagnano. Porém, como existem poucos livros disponíveis na biblioteca, a maioria dos textos será divulgada através do blog da matéria, já criado.

ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia, volumes V a VIII. Lisboa, Editora Presença, 1970.
COPLESTON, Frederick. Una Historia de Filosofía, Los Birmingamiae, 1957.
JAIME, Jorge. História da Filosofia no Brasil, vol. 1 – 2ª Edição, Petrópolis, Ed. Vozes, 1997.
MORA, Jose Ferrater. Dicionário de Filosofia, São Paulo, Edições Loyola, 2001.
REALE, Giovanni; ANTISERI. História da filosofia, vol. 2 – 8ª Edição: Do Humanismo a Kant, São Paulo, Paulus, 2007.

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