Programa Mini-Curso de Organ. Pessoal, Memorização e Leit. Dinâmica



SEMINÁRIO MAIOR ARQUIDIOCESANO DE BRASILIA

“NOSSA SENHORA DE FÁTIMA”

DIREÇÃO ACADÊMICA


MINI-CURSO


1.    IDENTIFICAÇÃO
Mini-Curso de Organização Pessoal, Técnicas de Memorização e Leitura Dinâmica – Etapa 1                                                                             
Semestre: 2º                                                                                        Ano: 2013
Horários: Sextas das 20h às 21:30
Professor (a): Ilton de Queiroz Júnior


“considero oportuno oferecer respostas adequadas a fim de que a Igreja inteira, deixando-se regenerar pela força do Espírito Santo, se apresente ao mundo contemporâneo com um impulso missionário capaz de promover uma nova evangelização”. Papa Bento XVI, 2010, Ubicumque et Semper.

2.    EMENTA
O Papa Bento XVI em 2010, na Carta Apostólica UBICUMQUE ET SEMPER, propõe a Nova Evangelização, um grande desafio para a Igreja na sua missão principal, que é anunciar o Evangelho de Cristo para um mundo cada vez mais secularizado. Para que isso ocorra, pede uma utilização maior das novas ferramentas de comunicação, bem como de um maior conhecimento da mensagem cristã, tendo como base principal as Sagradas Escrituras e o Catecismo da Igreja Católica. Por isso, é imprescindível um melhor preparo dos sacerdotes para lidar com um mundo cada vez mais intelectualizado e crítico à Igreja e ao cristianismo como um todo. Com técnicas simples, os seminaristas e padres do século XXI que fizerem esse mini-curso terão mais facilidade em memorizar informações, facilidade na leitura e terão uma organização pessoal mais eficiente e produtiva, ficando mais preparados para o desafio de levar Cristo aos mais famintos de sua Palavra.

3.    OBJETIVOS
Ensinar técnicas de estudo, organização pessoal, memorização e leitura dinâmica, de forma que todos os participantes consigam, ao final do curso, ampliar substancialmente o potencial de sua memória, memorizando de forma confiável números, nomes, leis, textos, roteiros, artigos, etc., além de aprender a estudar e trabalhar de forma mais produtiva, desenvolvendo um hábito de leitura mais acelerada e eficiente. 


4.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Aula 1 (16/08/2013):
    o Introdução;
    o Organização Pessoal – parte 1;
• Aula 2 (30/08/2013):
    o Organização Pessoal – parte 2;
    o Técnicas básicas de bom estudo e alta produtividade no trabalho.
• Aula 3 (27/09/2013):
    o Memorização – parte 1.
• Aula 4 (04/10/2013):
    o Memorização – parte 2.
• Aula 5 (11/10/2013):
    o Memorização – parte 3.
• Aula 6 (18/10/2013):
    o Memorização – parte 4;
• Aula 7 (01/11/2013):
o Leitura Dinâmica – parte 1;
• Aula 8 (08/11/2013):
    o Leitura Dinâmica – parte 2;
• Aula 9 (à definir):
    o Leitura Dinâmica – parte 3;
• Aula 10 (à definir):
    o Avaliação (apenas para os que quiserem certificado);


5.    METODOLOGIA
Aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais. O participante terá de, obrigatoriamente, fazer todos os exercícios propostos. Os exercícios e os principais textos estarão disponíveis no blog do professor (http://filosofiabrasilia.blogspot.com), além de um resumo das aulas e outros materiais consultivos. 


6.    AVALIAÇÃO
Será aplicada uma prova ao final do mini-curso, valendo 10 pontos. O participante que obtiver 60% de acertos e não tiver mais de 25% de faltas receberá um certificado de aprovação e participação.

Mini-curso - Aula 1

Mini-Curso de Organização Pessoal, Técnicas de Memorização e Leitura Dinâmica – Etapa 1

- Metodologia: Aulas expositivas, distribuição de textos e exercícios técnicos;
- Avaliação: Prova escrita ao final do curso.
- Objetivos:
    - Ter bons hábitos de organização pessoal.
    - Ter uma super memória.
    - Ler melhor e mais rápido.

- Tópicos principais dessa aula:
1. Respeitar a ordem das técnicas apresentadas e fazer todas as análises pessoais, reflexões e, principalmente, os exercícios propostos pacientemente;
2. Reconhecer seu nível de desorganização;
3. Análise: Quanto tempo tenho?
    - Quanto tempo gasto com atividades cotidianas obrigatórias (alimentação, descanso e higiene)?
    - Quanto tempo me sobra no restante do dia?
    - Como aproveito esse tempo restante do dia?
4. Reflexão Prática: Como desenvolvo meus hábitos ruins (vícios)?
  - Identificar e listar todos comportamentos e costumes que são inúteis e/ou que o fazem perder tempo;
  - Analisar e anotar como esse comportamento foi adquirido e se transformando em paradigma. Pensar, principalmente, nos pequenos detalhes desse processo;
  - Elaborar estratégia de eliminação dos vícios, focando primeiramente nos que tomam mais o seu tempo livre.
Exercícios:

i. Discipline seu sono: O corpo humano necessita de 6 horas mínimas diárias de sono, sendo que o ideal é de 8 horas. Organize-se de forma que consiga se deitar em um horário que permitirá enfrentar o dia seguinte com o corpo e a mente descansados.

ii. Aumente sua capacidade de visualização em 180º: Andar mirando o olhar para o topo das árvores, prédios, etc., porém, conseguindo enxergar toda a parte visualizada pelo olho, inclusive possíveis buracos no chão para não cair quando andar. A mira deve ficar sempre para o alto e a concentração da visualização onde você quiser. Obs.: Esse exercício gera grande desconforto no início, porém, se tiver persistência perceberá em poucos dias um incrível aumento de seu campo visual, que será necessário quando esse curso chegar na etapa da Leitura Dinâmica.

iii. Enfrentando as Tarefas: Nesse exercício será preciso fazer um "pente-fino" no seu dia a dia, sem pular as etapas listadas abaixo, para não perder a base do exercício.
    a. Listagem: Liste todas as suas tarefas, dividindo-as, primariamente, de duas formas: Cotidianas e Pontuais;
    b. Divisão e organização das tarefas cotidianas: Divida as tarefas cotidianas em períodos (por horários, dias da semana, mês, etc.) e faça um quadro dessas tarefas, colocando-o em local visível;
    c. Definindo prioridades: Com a lista de tarefas pontuais em mãos, defina o nível de prioridades de cada tarefa pontual que você listou, classificando-as de 1 a 10, sendo 1 as tarefas mais urgentes e 10 as menos urgentes.
    d. Atualização: Conforme for realizando as tarefas pontuais, elas devem ser sinalizadas como concluídas (NÃO APAGUE DE IMEDIATO). A sinalização é importante, para que você tenha um controle de sua capacidade de realização de tarefas.
    e. Contabilize: Verifique se não está inserindo mais tarefas do que concluindo e estabeleça um limite, conforme o tempo livre que você calculou ter.


iv. Estabelecendo Metas: Organize seu dia, estabeleça como meta realizar determinada quantidade das tarefas pontuais que estão listadas e  estabeleça, também, uma "punição" caso essa meta não seja atingida. Lembre-se que a meta deve ser "possível" de se realizar e a punição não deve ser física, mas uma privação de algum prazer por um determinado tempo (uma alimentação, televisão, internet, café, etc.).

v. Organize seu quarto: O quarto é a parte que demonstra, de forma mais íntima, como está sua situação organizacional. Se ele estiver desorganizado, sua vida provavelmente também estará. Comece pelos armários e finalize pelos seus documentos pessoais (arquivos físicos e virtuais que estão no computador). Não economize em etiquetas.

vi. Estude e aprenda usar ferramentas virtuais de organização pessoal: Foram sugeridas duas ferramentas virtuais no curso, o Google Keep e o Google Agenda, mas você pode escolher outras se preferir. Para aprender, basta ler os tutoriais de ajuda ou ver os vídeos explicativos, que são rápidos e eficientes. Seguem abaixo outras excelentes ferramentas de organização pessoal abaixo. Se você tiver um smartphone com sincronismo pela internet, use um que seja compatível com seu sistema operacional:
Evernote: Português e inglês. Um dos mais famosos. Excelente para utilizar em sincronização com um smartphone.
Team Up: Apenas em inglês;
Wunderlist: Português e inglês;

Plano de Ensino - 1º Semestre de 2014


1.    IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: História da Filosofia Moderna   
Semestre:   1º                                                      Ano: 2014
Horários: Terças e Sextas das 8h às 10:40
Professor (a): Ilton Júnior

2.    EMENTA
Os cânones da História da Filosofia indicam a Idade Moderna ocorrendo logo após a Idade Média, ou seja, o período histórico ocorrido entre os séculos XV e início do século XIX, basicamente na filosofia européia. Momento de afastamento da busca ao Divino e início da busca pelo Homem, do início do afastamento da metafísica e a busca pelo empirismo, preparando o caminho para o cientificismo contemporâneo.

3.    OBJETIVOS
3.1.     Geral: O propósito básico da Filosofia é a inquietação e uma visão crítica dos fatos, além da busca incessante pelo saber. Esse também será o propósito dessa matéria, fomentar o espírito crítico dos alunos ajudando-os a entender melhor esse rico e conturbado período histórico da filosofia.
3.2.     Específicos: O curso pretende analisar e debater os tópicos desse período que ainda influenciam nossa sociedade, como o pensamento renascentista, o antropocentrismo, a Reforma e a Contra-Reforma, os importantes acontecimentos dentro da filosofia política iluminista (que era, em sua maioria, anti-religiosa), além de um aprofundamento no debate dualista de visão de mundo entre racionalistas e empiristas. Serão estudados e debatidos livros e textos filosóficos modernos, além de filmes e documentários sobre o tema.


4.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PARTE 1 – Período Renascentista
1ª Aula (Sexta - 21/02/2014):
·         Parte 1: Apresentação professor e turma, explicação da proposta do curso e da importância de entendimento da matéria. Apresentação do blog e explicação do dicionário filosófico. Contextualização histórica da Idade Moderna.
·         Parte 2: A digressão renascentista de Nicolau de Cusa.
2ª Aula (Terça - 25/02/2014): O aristotelismo e o ceticismo renascentista. Foco na importância de aristotelismo na filosofia renascentista e no ceticismo de Michel de Montaigne.
3ª Aula (Sexta - 28/02/2014):
·         Parte 1: Cine-debate - Filme: Lutero (apenas algumas cenas)
·         Parte 2: Análise dos problemas religiosos e políticos do Renascimento. Debate sobre texto de Erasmo de Roterdã e a Reforma de Lutero.
4ª Aula (Terça - 07/03/2014): Contra-reforma e o início do pensamento político renascentista. Análise do livro o Príncipe de Maquiavel.
5ª Aula (Sexta - 11/03/2014):
·         Parte 1: A filosofia de São Thomas More.
·         Parte 2: A virada humanista no Renascimento. Análise de textos de Leonardo da Vinci, pequeno cine-debate Giordano Bruno e análise de texto de Tomás Campanella.

PARTE 2 - Revolução Científica

A revolução científica 1 - Novos métodos científicos
6ª Aula (Terça - 14/03/2014): Os novos métodos científicos e analise de textos de Nicolau Copérnico. Kepler e Galileu Galilei, análise e debate de textos, fundação da ciência moderna.
7ª Aula (Sexta - 18/03/2014):
·         Parte 1: Continuação da análise dos textos da aula anterior.
·         Parte 2: Isaac Newton. Análise de textos e a mecânica de Newton como novo paradigma científico.

A revolução cientícia 2 - O Racionalismo Filosófico
8ª Aula (Terça - 21/03/2014): Análise de texto sobre o Racionalismo e início dos estudos sobre Francis Bacon.
9ª Aula (Sexta - 25/03/2014):
·         Parte 1: Continuação de estudo da filosofia de Francis Bacon.
·         Parte 2: Introdução à filosofia de René Descartes (com cine-debate).
10ª Aula (Terça - 28/03/2014):
·         Parte 1: “Cogito ergo sum”, análise da revolução promovida por Descartes.
·         Parte 2: O panteísmo de Spinoza.
11ª Aula (Sexta - 01/04/2014):
·         Parte 1: Debate e análise de textos sobre o Monismo e o Imanentismo panteísta de Spinoza;
·         Parte 2: Análise de textos de Leibniz, focando na Teodicéia e no otimismo.
12ª Aula (Terça - 04/04/2014):
·         Parte 1: Continuação da filosofia de Leibniz.
·         Parte 2: REVISÃO GERAL (Parte 1 e 2)
13ª Aula (Sexta - 08/04/2014): 1ª Prova (Parte 1 e 2)

PARTE 3 - O Empirismo Filosófico

14ª Aula (Terça - 29/04/2014):
·         Parte 1: Análise da filosofia de Thomas Hobbes.
·         Parte 2: Análise da filosofia de John Locke.
15ª Aula (Sexta - 02/05/2014):
·         Parte 1: Aula Especial - Professor Doutor Agnaldo Cuoco Portugal (Professor titular de Filosofia da Religião, UnB e Doutor pela universidade de Oxford, Inglaterra) – Tema: Hume (dos milagres).
·         Parte 2: Análise da filosofia de George Berkeley.
16ª Aula (Terça - 06/05/2014):
·         Parte 1: Continuação da filosofia de George Berkeley.
·         Parte 2: Apresentação da filosofia de David Hume.
17ª Aula (Sexta - 09/05/2012): Análise e debate de textos de Hume, com ênfase no ceticismo humeano e sua crítica à metafísica.
18ª Aula (Terça - 13/05/2012): Análise e debate de textos de Blaise Pascal.

PARTE 4 - O Iluminismo e o criticismo kantiano

19ª Aula (Sexta - 16/05/2012): Aula introdutória do movimento iluminista.
20ª Aula (Terça - 20/05/2012): Análise de textos do movimento iluminista francês (D’Alembert, Diderot, Voltaire, Montesquieu e Rousseau).
21ª Aula (Sexta - 23/05/2012): Continuação de estudo do iluminismo francês e Revolução Francesa.
22ª Aula (Terça - 27/05/2012):
·         Parte 1: Introdução a filosofia da Kant.
·         Parte 2: Análise e textos sobre Kant.
23ª Aula (Sexta - 30/05/2012): O Imperativo categórico e continuação filosofia de Kant.
24ª Aula (Terça - 03/06/2012):
·         Parte 1: Filosofia moderna brasileira - Reflexão – A filosofia de Pe. Antônio Vieira.
·         Parte 2: Aula de conclusão do curso.
25ª Aula (Sexta - 06/06/2012): Apresentação dos seminários.
26ª Aula (Terça - 10/06/2012):  Apresentação dos seminários.
27ª Aula (Sexta - 13/06/2012): REVISÃO GERAL (Partes 3 e 4)
28ª Aula (Terça - 27/06/2012): 2ª Prova.


5.    METODOLOGIA
Aulas expositivas, leitura, debate de textos e cine-debates com utilização de recursos audiovisuais. O aluno terá que escolher um livro para leitura, a ser escolhido de uma lista que será disponibilizada no início do semestre, que deverá ser resenhado e apresentado em seminário. Os principais textos que serão usados na matéria estarão disponíveis no blog montado para a matéria (http://filosofiabrasilia.blogspot.com), além de um resumo das aulas e outros materiais consultivos. Serão oferecidos exercícios durante o semestre, mas o aluno que não ler os textos propostos não conseguirá participar das aulas e consequentemente não conseguirá aproveitamento nas provas.


6.    AVALIAÇÃO
A avaliação será composta de 4 etapas, sendo duas provas subjetivas, participação nas aulas e resenha com apresentação de seminário de um livro a ser escolhido. A primeira prova terá peso de 25% na nota, a segunda prova de 35%; a resenha e seminário terão 30% de peso na nota e a participação 10%.  Constará no critério de avaliação da participação a assiduidade do aluno, pontualidade, interesse e participação de eventuais atividades extra-classe.

As notas das provas equivalem a 60% dos pontos e a nota do seminário e da participação os demais 40%.
  
7.    BIBLIOGRAFIA
A base bibliográfica do curso serão os compêndios filosóficos de Giovani Realle e Nicola Abbagnano. Porém, como existem poucos livros disponíveis na biblioteca, a maioria dos textos será divulgada através do blog da matéria, já criado.

ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia, volumes V a VIII. Lisboa, Editora Presença, 1970.
COPLESTON, Frederick. Una Historia de Filosofía, Los Birmingamiae, 1957.
JAIME, Jorge. História da Filosofia no Brasil, vol. 1 – 2ª Edição, Petrópolis, Ed. Vozes, 1997.
MORA, Jose Ferrater. Dicionário de Filosofia, São Paulo, Edições Loyola, 2001.
REALE, Giovanni; ANTISERI. História da filosofia, vol. 2 – 8ª Edição: Do Humanismo a Kant, São Paulo, Paulus, 2007.