SEMINÁRIO
MAIOR ARQUIDIOCESANO DE BRASILIA
DIREÇÃO
ACADÊMICA
PLANO DE ENSINO
1.
IDENTIFICAÇÃO
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Disciplina: História
da Filosofia Moderna
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Semestre: 1º
Ano: 2013
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Horários: Terças
das 8h às 10:50 e Sextas das 8h às 12:45
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Professor (a):
Ilton de Queiroz Júnior
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2.
EMENTA
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Os cânones da História da Filosofia indicam a Idade
Moderna ocorrendo logo após a Idade Média, ou seja, o período histórico
ocorrido entre os séculos XV e início do século XIX, basicamente na filosofia
européia. Momento de afastamento da busca ao Divino e início da busca pelo
Homem, do início do afastamento da metafísica e a busca pelo empirismo,
preparando o caminho para o cientificismo contemporâneo.
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3.
OBJETIVOS
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3.1. Geral: O propósito básico da
Filosofia é a inquietação e uma visão crítica dos fatos, além da busca
incessante pelo saber. Esse também será o propósito dessa matéria, fomentar o
espírito crítico dos alunos ajudando-os a entender melhor esse rico e
conturbado período histórico da filosofia.
3.2. Específicos: O curso pretende
analisar e debater os tópicos desse período que ainda influenciam nossa
sociedade, como o pensamento renascentista, o antropocentrismo, a Reforma e a
Contra-Reforma, os importantes acontecimentos dentro da filosofia política
iluminista (que era, em sua maioria, anti-religiosa), além de um
aprofundamento no debate dualista de visão de mundo entre racionalistas e
empiristas. Serão estudados e debatidos livros e textos filosóficos modernos,
além de filmes e documentários sobre o tema.
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4.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
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PARTE 1 –
Período Renascentista,
1ª Aula
(Sexta - 22/02/2012):
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Parte 1: Apresentação professor e turma,
explicação da proposta do curso e da importância de entendimento da matéria. Apresentação
do blog e explicação do dicionário filosófico. Contextualização histórica da Idade
Moderna.
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Parte 2: A digressão renascentista de Nicolau
de Cusa.
2ª Aula
(Terça - 26/02/2012): O aristotelismo e o ceticismo renascentista. Focar na
importância de aristotelismo na filosofia renascentista e no ceticismo de
Michel de Montaigne.
3ª Aula
(Sexta - 01/03/2012):
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Parte 1: Cine-debate - Filme: Lutero (apenas
algumas cenas)
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Parte 2: Análise dos problemas religiosos e
políticos do Renascimento. Debate sobre texto de Erasmo de Roterdã e a
Reforma de Lutero.
4ª Aula
(Terça - 05/03/2012): Contra-reforma e o início do pensamento político
renascentista. Análise do livro o Príncipe de Maquiavel.
5ª Aula
(Sexta - 08/03/2012):
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Parte 1: A filosofia de São Thomas More.
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Parte 2: A virada humanista no Renascimento.
Analise de textos de Leonardo da Vinci, pequeno cine-debate Giordano Bruno e
análise de texto de Tomás Campanella.
PARTE 2 - Revolução
Científica
A revolução
científica 1 - Novos métodos científicos
6ª Aula
(Terça - 12/03/2012): Os novos métodos científicos e analise de textos de
Nicolau Copérnico. Kepler e Galileu Galilei, análise e debate de textos,
fundação da ciência moderna.
7ª Aula
(Sexta - 15/03/2012):
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Parte 1: Continuação da análise dos textos da
aula anterior.
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Parte 2: Isaac Newton. Análise de textos e a
mecânica de Newton como novo paradigma científico.
A revolução
cientícia 2 - O Racionalismo Filosófico
8ª Aula (Terça
- 19/03/2012): Análise de texto sobre o Racionalismo e início dos estudos
sobre Francis Bacon.
9ª Aula
(Sexta - 22/03/2012):
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Parte 1: Continuação de estudo da filosofia de
Francis Bacon.
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Parte 2: Introdução à filosofia de René
Descartes (com cine-debate).
10ª Aula
(Terça - 09/04/2012): Textos sobre o método cartesiano.
11ª Aula
(Sexta - 12/04/2012):
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Parte 1: “Cogito ergo sum”, análise da
revolução promovida por Descartes.
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Parte 2: Cine-debate – o panteísmo de Spinoza.
12ª Aula
(Terça - 16/04/2012): Debate e análise de textos sobre o Monismo e o
Imanentismo panteísta de Spinoza;
13ª Aula
(Sexta - 19/04/2012):
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Parte 1: Análise de textos de Leibniz, focando
na Teodicéia e no otimismo Leibziano. Análise dos erros de Descartes, segundo
Leibniz
·
Parte 2: REVISÃO GERAL (Parte 1 e 2)
14ª Aula
(Terça - 23/04/2012): 1ª Prova (Parte 1 e 2)
PARTE 3 - O
Empirismo Filosófico
16ª Aula
(Sexta - 26/04/2012):
·
Parte 1: Análise da filosofia de Thomas
Hobbes.
·
Parte 2: Análise da filosofia de John Locke.
17ª Aula
(Terça - 30/04/2012): Continuação da filosofia de John Locke.
18ª Aula
(Sexta - 03/05/2012):
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Parte 1: Análise da filosofia de George
Berkeley.
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Parte 2: Apresentação da filosofia de David
Hume.
19ª Aula
(Terça - 07/05/2012): Análise e debate de textos de Hume, com ênfase no
ceticismo humeano e sua crítica à metafísica.
20ª Aula
(Sexta - 10/05/2012):
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Parte 1: Análise e debate de textos de Blaise
Pascal.
PARTE 4 - O Iluminismo
e o criticismo kantiano
20ª Aula
(Sexta - 10/05/2012):
·
Parte 2: Aula introdutória do movimento
iluminista.
21ª Aula
(Terça - 14/05/2012): Análise de textos do movimento iluminista francês (D’Alembert,
Diderot, Voltaire, Montesquieu e Rousseau).
22ª Aula
(Sexta - 17/05/2012):
·
Parte 1: Continuação de estudo do iluminismo
francês e Revolução Francesa.
·
Parte 2: Continuação de estudo do iluminismo
francês e Revolução Francesa.
23ª Aula
(Terça - 21/05/2012): Análise de textos do movimento iluminista inglês,
alemão e italiano.
24ª Aula
(Sexta - 24/05/2012):
·
Parte 1: Introdução a filosofia da Kant.
·
Parte 2: Análise e textos sobre Kant.
25ª Aula
(Terça - 28/05/2012): O Imperativo categórico.
26ª Aula
(Sexta - 31/05/2012):
·
Parte 1: Filosofia moderna brasileira -
Reflexão – A filosofia de Pe. Antônio Vieira.
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Parte 2: Aula de conclusão do curso.
27ª Aula
(Terça - 04/06/2012): Apresentação dos seminários.
28ª Aula
(Sexta - 07/06/2012):
·
Parte 1: Apresentação dos seminários.
·
Parte 2: Apresentação dos seminários.
29ª Aula
(Terça - 11/06/2012): Apresentação dos seminários.
ESTUDO EXTRA - Filosofia
brasileira na modernidade
30ª Aula
(Sexta - 14/06/2012): REVISÃO GERAL (Partes 3 e 4)
31ª Aula
(Terça - 18/06/2012): 2ª Prova.
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5.
METODOLOGIA
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Aulas expositivas, leitura, debate de textos e
cine-debates com utilização de recursos audiovisuais. O aluno terá que
escolher um livro para leitura, a ser escolhido de uma lista que será
disponibilizada no início do semestre, que deverá ser resenhado e apresentado
em seminário. Os principais textos que serão usados na matéria estarão
disponíveis no blog montado para a matéria (http://filosofiabrasilia.blogspot.com),
além de um resumo das aulas e outros materiais consultivos. Serão oferecidos
exercícios durante o semestre, mas o aluno que não ler os textos propostos
não conseguirá participar das aulas e consequentemente não conseguirá
aproveitamento nas provas.
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6. AVALIAÇÃO
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A avaliação será composta de 4 etapas, sendo duas provas
subjetivas, participação nas aulas e resenha com apresentação de seminário de
um livro a ser escolhido. A primeira prova terá peso de 25% na nota, a
segunda prova de 35%; a resenha e seminário terão 30% de peso na nota e a
participação 10%. Constará no critério
de avaliação da participação a assiduidade do aluno, pontualidade, interesse
e participação de eventuais atividades extra-classe.
As notas das provas equivalem a 60% dos pontos e a nota do
seminário e da participação os demais 40%.
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7. BIBLIOGRAFIA
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A base bibliográfica do curso serão os compêndios
filosóficos de Giovani Realle e Nicola Abbagnano. Porém, como existem poucos
livros disponíveis na biblioteca, a maioria dos textos será divulgada através
do blog da matéria, já criado.
ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia, volumes V a
VIII. Lisboa, Editora Presença, 1970.
COPLESTON, Frederick. Una
Historia de Filosofía, Los Birmingamiae, 1957.
JAIME, Jorge. História
da Filosofia no Brasil, vol. 1 – 2ª Edição, Petrópolis, Ed. Vozes, 1997.
MORA, Jose Ferrater. Dicionário
de Filosofia, São Paulo, Edições Loyola, 2001.
REALE, Giovanni;
ANTISERI. História da filosofia, vol. 2 – 8ª Edição: Do Humanismo a
Kant, São Paulo, Paulus, 2007.
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