Texto 9 - Empirismo x Racionalismo - Por Marilena Chauí

O Empirismo

Contrariamente aos defensores do inatismo, os defensores do empirismo afirmam que a razão, a verdade e as idéias racionais são adquiridos por nós através da experiência. Antes da experiência, dizem eles, nossa razão é como uma “folha em branco”, onde nada foi escrito; uma “tábula rasa”, onde nada foi gravado. Somos como uma cera sem forma e sem nada impresso nela, até que a experiência venha escrever na folha, gravar
na tábula, dar forma à cera. Nossos conhecimentos começam com a experiência dos sentidos, isto é, com as sensações. Os objetos exteriores excitam nossos órgãos dos sentidos e vemos cores, sentimos sabores e odores, ouvimos sons, sentimos a diferença entre o áspero e o liso, o quente e o frio, etc. As sensações se reúnem e formam uma percepção; ou seja, percebemos uma única coisa ou um único objeto que nos chegou por meio de várias e diferentes sensações. Assim, vejo uma cor vermelha e uma forma arredondada, aspiro um perfume adocicado, sinto a maciez e digo: “Percebo uma rosa”. A “rosa” é o resultado da reunião de várias sensações diferentes num único objeto de percepção. O empirismo moderno tem em John Locke (1632-1704) seu grande propulsor. Combate ele a teoria das idéias inatas. Admite, porém, Locke que há verdades que são por completo independentes da experiência, universalmente válidas, como as verdades da matemática, cuja validez reside no pensamento. Esta afirmação levou-o, por aceitar verdades a priori, a ser combatido por parte dos empiristas posteriores. No decorrer da história da Filosofia muitos filósofos defenderam a tese empirista, mas os mais famosos e conhecidos são os filósofos ingleses dos séculos XVI ao XVIII, chamados, por isso, de empiristas ingleses: Francis Bacon, John Locke, George Berkeley e David Hume. Na verdade, o empirismo é uma característica muito marcante da filosofia inglesa.

O Racionalismo

Para o racionalismo, a fonte do conhecimento verdadeiro é a razão operando por si mesma, sem o auxílio da experiência sensível e controlando a própria experiência sensível. Na teoria racionalista a percepção é considerada não muito confiável para o conhecimento porque depende das condições particulares de quem percebe e está propensa a ilusões, pois freqüentemente a imagem percebida não corresponde à realidade do objeto. Para a concepção racionalista, o pensamento filosófico e científico deve abandonar os dados da percepção, trata-se de explicar e corrigir a percepção.Se o nosso conhecimento tivesse sua única origem na experiência, seria possível aos animais, de constituição semelhante à nossa, adquirir um conhecimento, fundar ciências e filosofias. No entanto, toda tentativa de procurar infundir-lhes nossos conhecimentos tem malogrado. E "por que um cavalo, perguntava Spencer, não poderia receber a mesma educação que um homem?". A resposta racionalista é simples: porque há, no homem, antes de toda experiência, algo que não tem o cavalo, e que distingue aquele deste, que é a razão. É importante esclarecer, no entanto, que essas diferenças, porém, não impedem que haja um elemento comum a ambas as teorias, qual seja, tomar o entendimento humano como objeto da investigação filosófica.

10 comentários:

  1. como podemos chegar a um conhecimento verdadeiro atravez da experiencia com o mundo sensivel caso, nao passamos por um processo de socializacao, e possivel falar da experiencia? eu não conpreendi oque o testo quiz dizer

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    1. sim,atraves da metafisca e o ensinamento do dia a dia,e vem acarretando de geracao a geracao.

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    2. Adquirindo experiência a pessoa evolui em seu pensamentos obtendo um conhecimento sobre tudo maior.

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    3. A experiiencia e o conhecimento surgi com o tempo de dedicaçao ao que voce faz, como a maioria dos colegas comentaram e impossivel
      falar de experiencia se nao tiver conhecimento.

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    4. Cara os erros de acentuação pode até passar batido, mas "conpreendi'' e "testo". kkkk

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  2. A experiencia citada no texto era um ponto forte do empirismo um movimento forte na filosofia inglesa, mais descordo por que a razão é fundamental para o ser humano e isto não era visto no empirismo todas as pessoas, ao nascer, o fazem sem saber de absolutamente nada, sem impressão nenhuma, sem conhecimento algum. Todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, pela tentativa e erro.

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  3. o empirismo defendo a experiencia como fonte conhecimento. Já o racionalismo defende a tese da razão, pois, os animais não fazem o uso da razão por serem desprovidos, mas também crianças não fazem uso da razão ate atingir uma determinada idade, mas, ela tem a capacidade de distinguir uma forma ou outra, uma cor ou outra, mais também com uma determinada idade, por esses motivos acho que as teorias são ao mesmo tempo contraditorias entre si mesmas...

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  4. sim tambem descordo pois o ser humano nao conseque fazer nada sem que alguem o ensine ou tenha exemplo disso ,tudo e adquirido com o tempo atraves da experiencia naquilo que faz.

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  5. Adquirindo experiência a pessoa evolui em seu pensamentos obtendo um conhecimento sobre tudo maior.

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  6. sem experiência a gente não entende nada, pode ser simplesmente ela vivida (passada por alguma situação) ou de fato ver alguém que passou por ela, com isso ela nos ensina a pensar antes de agir. podemos chegar a entender assim eu vi e não quero passar por isso, pois vi o que acontece, e com isso conseguimos ensinar que quem não ouviu, pensou, compreendeu o que passou.

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